Dr. Maurício Soares

Especialista em Coluna

CRM-DF 17898

Especialidades

Saúde da coluna: o melhor cuidado é a prevenção

As dores de coluna tem reflexo direto até nas atividades mais corriqueiras. Isso porque a coluna vertebral é o eixo central do corpo. Só para exemplificar, ela é a responsável por sustentá-lo na posição ereta e é exigida em quase todos os movimentos. Também é ela quem liga diversos órgãos e partes do corpo ao cérebro. Por isso, quando se trata da saúde da coluna, o melhor cuidado é a prevenção.

Que comportamentos podem prejudicar a saúde da coluna?

A dor nas costas e os problemas de coluna podem ser causados por diversos comportamentos inadequados. Entre os vilões da saúde da coluna estão má postura, sedentarismo, excesso de esforço físico, obesidade e execução errada de movimentos durante as atividades físicas ou de rotina.
O uso excessivo do telefone celular, por exemplo, prejudica a coluna cervical e o problema já possui até nome: text neck. Por sua vez, não se sentar usando todo o encosto da cadeira e/ou com os pés totalmente encostados no chão pode desencadear dor lombar. Enquanto carregar bolsas e mochilas em apenas um dos ombros contribui para o surgimento da escoliose.

Saúde da coluna é qualidade de vida

A boa notícia para a saúde de sua coluna e, consequentemente, para a sua qualidade de vida, é que os fatores de risco de doenças da coluna podem ser alterados. Ou seja, a prevenção depende da observação e mudança de hábitos. Assim, ao levantar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas; nas atividades domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado.

Ademais, pratique atividades físicas regularmente, utilize calçados adequados para cada atividade, mantenha uma alimentação saudável e cultive a boa postura. Todavia, sempre que sentir qualquer tipo de dor nas costas, é importante procurar um ortopedista e traumatologista. O especialista vai investigar as origens do problema, avaliar sua gravidade e dar início ao tratamento adequado.
61 3371-5937